Edições Anteriores

 

2008 – O primeiro GNUGRAF aconteceu no dia 30/08/2008 na Universidade Estácio de Sá no campus da Presidente Vargas. Foram 8 palestras de 1 hora cada abordando 4 vertentes da computação gráfica, animação, edição de vídeo, edição de áudio e produção gráfica. Contamos com a presença de ilustres profissionais do mercado que demonstraram os principais softwares livres desta área. Uma delas foi Marcos Magalhães um dos diretores do Animamundi que demonstrou o MUAN http://www.muan.org.br/

 

2009 – O segundo GNUGRAF aconteceu na UNIRIO e teve como novidade a introdução das oficinas, onde o público tem a oportunidade de experimentar os softwares com um oficineiro durante 4 horas. As máquinas da oficina foram cedidas pelo SERPRO. No total foram 16 palestras e 12 minicursos, todos lotados. O publico presente nesta edição chegou a mais de 350 membros, incluindo designers, animadores, videomakers e estudantes, contamos também com 2 caravanas uma vinda de Campos e a outra vinda de Volta Redonda.

 

2010 – O terceiro GNUGRAF aconteceu na Estação Leopoldina e teve como novidade a inclusão do tema Motor de Jogos onde contamos com a presença de Vitor Balbio mostrando os recursos do Blender Game Engine e do Bruno Madeira falando do Panda 3D. Outra palestra inédita foi a do Pablo Assis falando do uso do Blender na arquitetura.

 

2011 – O quarto GNUGRAF aconteceu mais uma vez na UNIRIO, graças a uma gentil intimação do decano Amansio que queria que o primeiro evento do auditório novo da universidade fosse um evento de software livre e que principalmente fosse o GNUGRAF, e se a coordenação do evento recusasse ele ia tomar como pessoal. Diante disto, seria impossível fazermos em outro lugar. A novidade deste ano foi abrir uma trilha para os Desenvolvedores onde tivemos a presença de Viviane Nonato demonstrando a biblioteca Raphaël que integra com padrão de arquivo svg, e também conseguimos trazer mais uma vez para o circuito de palestras um grande amigo do evento o Henrique Barone que falou do seu projeto de extensão do Synfig o Spider.