Programação

Horário Atividade Descrição
14/09
08h00 Auditório Abertura

Palestra

Abertura e credenciamento do evento.

09h00 Auditório 10 anos de GNUGRAF

Palestra
Cleo Mattos

Conheçam os bastidores deste evento contada por nada mais e nada menos que uma de suas criadoras. Curiosidades das edições nunca antes reveladas ao público aclimatizam esta apresentação emocionante e nostálgica.

10h00 Auditório Mais Som

Palestra
Sebastião Carlos (tiaosound)
Mostrar alguma produções feitas com software livre com nossos Plugins
11h00 Auditório Demonstração do processo de HDR

Palestra
João Rocha Braga Filho

Será um processo prático de fazer um HDR, desde as múltiplas exposições até o mapeamento de tons e resultado final.

12h00 Auditório Responsabilidade Social e a importância do ensino do Design com Programas Livres

Palestra
Alaxandre Cantini Rezende

Quando entendido como uma ferramente, e não como um fim em si mesmo, o programa de computador passa a assumir importante papel social de empoderamento de um contingente populacional que,de outra forma, estaria alijada da tecnologia digital. No universo do Design esta discussão ganha especial relevo, haja vista o alto custo da aquisição de licenças de uso dos programas proprietários da moda. Esta palestra procurará discutir tais questões e apontar as muitas vantagens economicas, sociais, pedagógicas e estratégicas da utilização de Programas Livres no ensino do Design.

13h00 Auditório Almoço

Palestra

Suspenção das atividade para o almoço do público, palestrantes e equipe de apoio.

14h00 Auditório Modelagem Orgânica para Impressão 3d

Palestra
Guilherme Razgriz

Nesta palestra os participantes serão apresentados a diversas técnicas de modelagem específicas para trabalhar com impressoras 3d FDM e SLA podendo assim materializar seus trabalhos para fora do computador!

15h00 Auditório Scratch 2 - A Evolução

Palestra
Giany Abreu, Sergio Graças

O Scratch é uma software de código aberto que permite a criação e o aprendizado de conceitos e instruções computacionais de maneira divertida. Por meio dele é possível criar jogos, histórias e animações com blocos lógicos, lembrando o conceito do LEGO. Com uma linguagem bastante visual, esta ferramenta é muito usada em projetos voltados para educação, com foco naqueles que nunca tiveram contato com linguagem de programação. Nesta palestra vamos apresentar, para quem não conhece essa fantástica ferramenta e algumas de suas possibilidades de uso na Educação, como introdução a programação visual com o uso de blocos e webcam.

16h00 Auditório CVsP++ release 4.5 - Como viver sem o Photoshop

Palestra
Elias Silveira

Relata como foi a migração de Softwares Proprietários (padrão de mercado no meio editorial) para Softwares Livres, contando um pouco da história do ilustrador/palestrante até chegar, primeiramente, ao uso do Photoshop e o que o motivou a romper com ele. Trabalhando atualmente somente com Softwares Livres em plataforma GNU/Linux, mantendo o mesmo padrão de qualidade no desenvolvimento do seu trabalho como ilustrador editorial, mostra como o uso do Software Livre é ótima alternativa.

17h00 Auditório Laboratório SLAD. Promoção de ferramentas colaborativas para criar com liberdade

Palestra
Professor Claudio Medin

O SLAD surge como uma nova unidade de pesquisa e treinamento na Faculdade de Belas Artes - Universidade Nacional de La Plata (Argentina), para promover o conhecimento sistemático e sustentado do atual estado da arte no paradigma do Software Livre e adicioná-lo ao treinamento académico Sua estrutura, ferramentas de comunicação, atividades e conquistas, um ano após o seu lançamento efetivo.

18h00 Auditório Encerramento

Encerramento

Encerramento das atividades do dia.

15/09
08h00 Auditório Abertura

Palestra

Abertura e credenciamento do evento.

09h00 Auditório GIMP

Palestra
Esther Lessa do Nascimento, Natacha Bastos Abrantes, Rayane Nunes, Tatiana Pontes
Realizar maquiagem virtual e remover espinhas
09h00 Lab 01 OFICINA - Impressão 3d

Oficina
Guilherme Razgriz

Durante esta atividade os participantes serão apresentados ao correto manuseio de uma impressora3d bem como a técnicas de modelagem e fatiamento de malhas para impressão em diversos materiais.

09h00 Lab 02 OFICINA - Diagramação com Scribus

Oficina
Alaxandre Cantini Rezende
Nesta oficina vamos diagramar um artigo de revista, como artifício para aprender, de forma prática, os fundamentos do Scribus.
09h30 Auditório Criação de Layout com Software Livre

Palestra
Thayanne Gesteira

A palestra será sobre criações de trabalho para gráficas, com o GIMP e o Inkscape. -Criação de layout - Montagem de objetos para eventos: Caneta, bloco de notas, Button, Camisa, Bloco de notas, Pasta. (Com marca de corte) - Criação de Mockups

10h00 Auditório Entrega dos certificado Abraço do Tigre

Palestra

Entrega dos certificados de conclusão do curso de design gráfico em Software Livre do Instituto Abraço do Tigre

11h00 Auditório ESDI e Software Livre: transição institucional e pessoal

Palestra
Ricardo Artur Pereira Carvalho
Palestra/bate-papo sobre a adoção de Software Livre na Esdi ? Escola Superior de Desenho Industrial. A palestra aborda desde a discussão inicial, envolvendo professores e funcionários, em 2017, a consolidação da proposta, implementação e formação de alunos e professores. Também serão comentados os processos de transição institucional e pessoal.
12h00 Auditório Desenvolvimento de projeto com o Blender 2.8

Palestra
Gustavo Rosa
Nesta apresentação eu vou mostrar como utilizei o Blender 2.8, mesmo em desenvolvimento, para a realização de alguns projetos.
13h00 Auditório Almoço

Palestra

Suspenção das atividade para o almoço do público, palestrantes e equipe de apoio.

14h00 Lab 01 OFICINA - Produção Audiovisual com Ferramentas Livres

Oficina
Marina Soares Porto

Nesta oficina iremos aprender como produzir um vídeo completo com ferramentas livres. Conceitos básicos sobre pré-produção, produção e pós-produção serão ensinados além de manuseamento dos softwares gimp, inkscape, kdenlive e natron.

14h00 Lab 02 OFICINA - Design de padronagem com Inkscape

Oficina
Ricardo Artur Pereira Carvalho
A palestra propõe uma parte expositiva e uma parte prática, em que se abordará os fundamentos da padronagem e o uso de ferramentas do Inkscape para a criação de estampas.
14h00 Auditório Videografismo com Software livre

Palestra
Carlos Eduardo (cadunico)

Editar vídeos e fazer videografismo utilizando somente Software Livre em todo processo não é nenhum bicho de 7 cabeças. Nesta palestra será mostrado passo a passo todas as etapas desde a edição do vídeo bruto, passando pela trilha sonora e finalizando com os videografismos e efeitos. Tudo feito com um software de edição de vídeo super poderoso o Kdenlive.

15h00 A Produzindo história em quadrinhos com software livre

Palestra
Sami Souza

Obedecendo uma estrutura simples é possível planejar e produzir histórias em quadrinhos de qualquer formato com grande agilidade

16h00 Auditório GIMP 2.10 - Para o Futuro e Além

Palestra
João Sebastião de Oliveira Bueno
GIMP 2.10 - Para o Futuro e Além
17h00 Auditório Um passeio pelo mundo do software livre através da Blender Code Quest 2.8

Palestra
Dalai Felinto

Acompanhe de perto um relato da experiência em primeira mão, assim como um retrato do processo de desenvolvimento de um dos software livres mais populares do mundo. Durante três meses mais de dez desenvolvedores se juntaram em Amsterdam para o Blender 2.8 Beta - sua versão mais ambiciosa até o momento. Essa foi uma experiência nova para toda a comunidade Blender - tanto pelo número de participantes, quanto por sua extensão.

18h00 Auditório Encerramento

Encerramento

Encerramento das atividades do dia.