SDL – A Sandbox gráfica do C/C++
Todo mundo já fez um programa em C porém poucos tentam fazer um programa gráfico. É muito comum a ideia de que fazer um programa em C que vai além do terminal é muito complicado, e isso até pode ser verdade por exemplo se você quiser usar OpenGL, porém com SDL (Simple DirectMedia Layer) podemos converter rapidamente aquele programa em C numa experiência gráfica interativa. O SDL é a ferramenta perfeita para criar rápidas visualizações de algoritmos, geometrias complexas e simulações físicas. Nessa palestra vamos olhar como criar uma janela e popular ela com pontos e linhas e com estas simples ferramenta vou explicar como funcionam várias demos produzidas por mim usando o SDL. Estas demonstrações vão de simulações gravitacionais de N-corpos, um hipercubo de N-dimensões que pode ser rotacionado pelo teclado de forma interativa, até uma engine de jogo 2D com iluminação dinâmica.
Aluno de Bacharelado em Ciência da Computação na UFRJ e coordenador do time de software da equipe UFRJ Nautilus, uma equipe de competição de veículos autônomos.